No planejamento estratégico de conteúdos para a uma marca, a parte mais importante é colocá-la em prática. Mas escolher qual conteúdo produzir e o quais obterão melhores resultados é bem difícil. basicamente um processo de tentativa e erro contínuo. Por isso juntei 10 Ferramentas para Content Marketing para você.

Existem um milhão de  ferramentas (muitas delas gratuitas) que nos ajudam a descobrir o que a nossa marca deve partilhar.

As ferramentas dividem-se em duas grandes áreas:

  • SEO, para saber o que as pessoas procuram/precisam;
  • Social Media, para descobrir o que as pessoas mais gostam e compartilham. Se juntarmos essas duas áreas, o sucesso lhe aguarda!

Vamos às ferramentas:

1. Google Trends

Google Trends  é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

2. Google AdWords Keyword Planner

Google AdWords Keyword planner – O Keyword planner dentro do AdWords é uma ferramenta gratuita que permite saber a procura para uma lista de keywords introduzida por nós. Desta forma, conseguimos saber o volume de procura para as palavras-chave relacionadas com os nossos produtos/marca.

3. Keywordtool.io

Keywordtool.io – Alternativa ao keyword planner, tem como vantagem apresentar os dados de forma mais imediata. Pesquisando uma keyword, temos  um gráfico com a evolução do volume de pesquisas mensais e os termos relacionados que as pessoas mais pesquisam. Adicionado a isso, permite fazer pesquisas por motor de pesquisa (Google, Bing, etc.) e no Youtube. Bastante útil para as empresas que estão a iniciar uma estratégia de vídeo marketing.

A versão gratuita oermite apenas as keywords relacionadas> As versões pagas começam nos 48$ por mês.

4. SEMrush

SEMrush – O SEMrush é talvez das melhores ferramentas de SEO disponíveis no mercado atualmente. Disponibiliza o volume, pesquisas relacionadas, quais os resultados da primeira página do Google atualmente (o que nos permite saber a que tipo de conteúdo o Google dá mais relevância), saber quais as keywords que levaram mais tráfego aos sites da concorrência, comparar domínios.

5. Ubersuggest.io

Ubersuggest.io – É uma ferramenta de SEO que além de fornececer dados importantes sobre as keywords que temo intenção de  analisar, como também sugere keywords long-tail e relacionados semânticos (cada vez mais importantes em SEO) para as expressões relacionadas com os nossos produtos.

6.Buzzsumo

Buzzsumo – O Buzzsumo permite saber que conteúdos foram mais partilhados e em que redes sociais. A pesquisa pode ser feita por keywords, ou seja, pode-se descobrir quais foram os conteúdos relacionados com a nossa gama de produtos que foram mais partilhados nas redes sociais, ou por domínio, ou seja, saber que conteúdos de um determinado site (concorrente ou semelhante) tiveram mais sucesso.

Se a empresa vende sapatos, uma rápida pesquisa no Buzzsumo mostra que alguns dos conteúdos mais partilhados foram:

  • Porque devemos tirar os sapatos ao entrar em casa
  • Dicas para alargar sapatos apertados
  • X Sapatos básicos femininos que todas as mulheres deviam ter
  • Como conservar sapatos no inverno

Em 30 segundos temos 4 ideias de conteúdos que podemos produzir para o nosso site.

Mostra também quais os links que mais compartilhados nas últimas 24 horas, ou seja, os temas de tendência do momento. Muito útil para estratégias de real-time marketing. O Buzzsumo é gratuito para consulta uma vez por dia, e a versão PRO começa em 99$ por mês.

7. Fanpage Karma

Fanpage Karma – Esta ferramenta é de grande ajuda na produção de conteúdos para as redes sociais. O Fanpage Karma permite seguir páginas de Facebook, saber quais foram os seus melhores e piores posts em nível de engagamento em um determinado período de tempo, qual melhor tipo de publicação (vídeo, imagem, link, etc.), que posts obtiveram picos virais, qual público-alvo dessas páginas, a frequência de publicação e os melhores dias e horários de publicação. Tudo em painéis dashboards claros e muito bem organizados.

A ferramenta é gratuita para usar durante um mês, onde podemos seguir várias páginas com acesso a toda a informação sobre elas. Após esse mês é gratuito seguir apenas uma página. A versão PRO começa em 49,90$ por mês.

8. Páginas para Acompanhar (Facebook)

Páginas para Acompanhar no Facebook – Está uma ferramenta do Facebook que pouca gente conhece.

O Facebook permite seguir um grupo de páginas concorrentes, páginas semelhantes, páginas com muito engagement, etc. e dá-nos informação relevante sobre essas páginas, como os 20 posts com mais engagamento da semana (o que nos permite saber que tipo de post funciona melhor na nossa área) e qual a evolução de número de gostos, números através dos quais podemos fazer benchmarking da nossa própria página.

Para acessar a esta área, entrar em Informações na sua FanPage e descer até ao final da página onde diz Páginas para Acompanhar + Adicionar Página.

9. Sumorank

Sumorank – É uma ferramenta da mesma empresa do Buzzsumo, que permite inserir a url de uma página qualquer de Facebook e mostra o engagamenta por tipo de post, dia da semana, hora do dia e os 5 posts com mais sucesso dessa página.

A ferramenta é gratuita.

10. LikeAlyzer

LikeAlyzer – A ferramenta pode ser utilizada para fazer uma análise às páginas concorrentes. faz análises das páginas e dá um score considerando a performance da página no setor, assim como os gostos, crescimento, taxa de engagamento e “pessoas que falam sobre”, dando pontos verdes ou vermelhos, conforme a página tiver boa ou má performance nesses quesitos.

Há muito mais ferramentas que poderiam ser mostradas, mas considero estas as mais úteis para você descobrir que tipo de conteúdo produzir para sua empresa.

Espero que tenha gostado.

Usa outra ferramenta?

DEIXE SUA OPINIÃO

Muito bom você aqui!

Vamos começar bem?

Deixe seu e-mail para enviar atualizações.

Verifique seu e-mail!